Curso

Versos & Memórias

Um mergulho na poesia para desenvolver a escrita poética a partir das memórias

_edited.jpg
KUJICAM_1601387079378_developed 2_edited_edited.jpg

"Mas eu não sou poeta"

A poesia é tudo que nos toca, nos comove, nos espanta ou surpreende. A poesia pode ser um quadro, uma foto, uma paisagem ou até mesmo uma memória.

 

Poesia é uma forma sensível de reescrever a vida. Na escrita, é assim que se faz poesia: com sensibilidade. Mas também com recursos da língua, como os jogos de palavras, as figuras de linguagem, as contradições, brincadeiras e, principalmente, disposição para encontrar um novo caminho para o texto.

 

Todo mundo tem histórias para inspirar a escrita poética, mas muitas pessoas ainda têm medo ou dificuldade com o verso, por imaginar que a poesia seja uma escrita difícil e distante — algo reservado apenas para pessoas de “talento”. Mas, ao contrário do que se imagina, a poesia é simples e acessível. Todo mundo pode e merece escrever poesia. 

Sua memória
é poética

Um dos lugares mais férteis para o texto é a memória. Nossas vivências, as relações afetivas, a família, a infância, as viagens, os sonhos e os sentimentos são a bagagem da escrita de um texto sentimental ou lírico. Nossa memória é uma fonte inesgotável para essa escrita. Aprender a usar o que vivemos para construir um texto poético é um caminho prazeroso. Transformar uma saudade em um verso, um amor em um poema, uma infância em poesia é o que torna a escrita poética uma das experiências mais saborosas com o texto.

Sobre o curso

É isso que vamos desenvolver no curso “Versos e Memórias”, nossa capacidade de escrever poesia através das nossas vivências e a usar as recordações como inspirações aos versos que podemos compor. 

 

O Curso “Versos e Memórias” é para quem gosta de poesia e também para quem quer desenvolver as habilidades para escrever poesia. Todos podem fazer.

 

Será um mergulho prazeroso em si e nas palavras de si. Reserve sua vaga! 

QUANDO

16, 18 e 23 nov- 19h30 (2h)

ONDE

Via Zoom (ficarão gravadas)

VALOR

R$ 350,00

AULA 1

MEMÓRIAS POÉTICAS

Como se sensibilizar para usar as memórias na escrita poética. Um mergulho nas histórias de si

16 NOV

AULA 2

RECURSOS DA POÉTICA

Como transformar o texto comum em poesia. A metáfora e as figuras de linguagem

18 NOV

AULA 3

REFINAMENTO E SARAU

Como lapidar o texto, como trabalhar a síntese. Análise e apontamentos das produções 

23 NOV

Lucão

Lucão é escritor, autor de 5 livros, sendo 3 de poesia, 1 romance e 1 de crônicas. Formado em Comunicação Social (publicidade e propaganda) pela Universidade Federal de Goiás, é professor de cursos de escrita criativa e literária desde 2017. Também é cronista do jornal O Popular e tem um programa de literatura intitulado "Dois dedos de prosa e verso" na Rádio Difusora.